domingo, 19 de janeiro de 2014

A menina que roubava livros

Nenhum comentário:
 





Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é ler, passar horas presa a uma história vivendo, lendo e imaginando a vida de outra pessoa, escrita em algumas folhas de papel, o que sempre foi mágico pra mim. Quando eu era criança minha mãe trabalhava ao lado da biblioteca municipal, consequentemente eu passava horas lá dentro escavando as estantes e vivia com a cara inchada com alergia da poeira e dos livros velhos.  Eu não lembro o ano que eu comprei esse livro mas já faz um bom tempo, é um dos meus favoritos, obra de Markus Zusak que terminei em poucos dias e já li mais de uma vez.


 A menina se chama Liesel e quem conta sua história é a morte, espantada com as proezas da garota já escapara de suas mãos três vezes, o que a intrigou tanto a ponto de ela decidir contar a todos essa história. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, dentro de um trem a pobre menina foi largada com uma família na rua Himmel, em uma área humilde de Molching cidade próxima a Munique. Ao entrar na casa de Hans e Rosa Hubermann ela trazia escondido o livro "Manual do Coveiro", que encontrara na neve durante o enterro de seu irmão, sem saber ler, ela ao menos imaginava o assunto de seu primeiro livro roubado. A história acontece enquanto a Alemanha se tornava um palco de guerra estrelado por Hitler, o que mantinha a morte ainda mais ocupada. 

A sede por aprender a ler e alcançar conhecimento nortearam a vida de Liesel naquela época dando-lhe um propósito. E logo eram dois livros, três... 

Sabe aqueles livros que você lê e vai imaginando tudo que está acontecendo? Cada cena se forma na sua cabeça com clareza e dá aquela vontade de ver aquilo em uma tela de cinema? Enquanto lia eu pensava "esse livro devia virar filme", e foi isso que aconteceu anos depois, a menina que roubava livros estreia dia 31 de janeiro nos cinemas brasileiros e eu, assim como várias pessoas que amaram esse livro ficam na expectativa, pelo trailer o filme parece tão bom quanto o livro e é dos mesmos estúdios de As aventuras de Pi, e quem encarna a personagem é a atriz Sophie Nélisse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff